MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO

Autores

  • Delvani Pereira de Souza MUST University, Estados Unidos Autor
  • Leonan Fernandes Lopes MUST University, Estados Unidos Autor
  • Marcelo Martins Holtz MUST University, Estados Unidos Autor
  • Janita Alves da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Marcos Camilo Panisson MUST University, Estados Unidos Autor
  • Lucijany Maria Dias MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/3kah7g41

Resumo

Este trabalho explora o uso de mídias digitais na educação, analisando seu propósito e impacto no ensino contemporâneo. A pesquisa examina as práticas digitais nas escolas, identificando os tipos de mídias mais utilizados e as variações nas escolhas entre diferentes áreas do conhecimento. Além disso, o estudo reflete sobre o impacto dessas mídias no contexto educacional atual. Com a promulgação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), o direito das pessoas com deficiência à educação em escolas regulares é garantido, e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) desempenham um papel crucial nesse processo. Em especial, para deficientes visuais, o maior grupo entre as pessoas com deficiência no Brasil, o uso eficaz das TIC pode ajudar a superar barreiras comunicativas e de acessibilidade. O estudo propõe alternativas para que educadores integrem as TIC de maneira colaborativa, facilitando a inclusão e incentivando a troca de conhecimento entre indivíduos, mesmo a distância. Essas ferramentas colaborativas promovem uma aprendizagem mais integrada, superando barreiras físicas e temporais e criando um ambiente educacional mais acessível e dinâmico.

Publicado

2025-06-10

Edição

Seção

Artigos