MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.46550/3kah7g41Resumo
Este trabalho explora o uso de mídias digitais na educação, analisando seu propósito e impacto no ensino contemporâneo. A pesquisa examina as práticas digitais nas escolas, identificando os tipos de mídias mais utilizados e as variações nas escolhas entre diferentes áreas do conhecimento. Além disso, o estudo reflete sobre o impacto dessas mídias no contexto educacional atual. Com a promulgação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), o direito das pessoas com deficiência à educação em escolas regulares é garantido, e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) desempenham um papel crucial nesse processo. Em especial, para deficientes visuais, o maior grupo entre as pessoas com deficiência no Brasil, o uso eficaz das TIC pode ajudar a superar barreiras comunicativas e de acessibilidade. O estudo propõe alternativas para que educadores integrem as TIC de maneira colaborativa, facilitando a inclusão e incentivando a troca de conhecimento entre indivíduos, mesmo a distância. Essas ferramentas colaborativas promovem uma aprendizagem mais integrada, superando barreiras físicas e temporais e criando um ambiente educacional mais acessível e dinâmico.
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Copyright (c) 2025 Delvani Pereira de Souza, Leonan Fernandes Lopes, Marcelo Martins Holtz, Janita Alves da Silva, Marcos Camilo Panisson, Lucijany Maria Dias (Autor)

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