INTERAÇÕES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTOO PAPEL DO ESTUDANTE, DOCENTE E CURSO NO SUCESSO DO ENSINO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.46550/9b3wan86Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a interação entre o estudante, o docente (ou tutor) e o curso na modalidade de Educação a Distância (EAD), destacando a importância de cada elemento na construção do conhecimento. A pesquisa, de caráter bibliográfico, baseia-se em autores renomados, como Freire (1996), Vygotsky (1991), Kenski (2012), Belloni (2009) e Moran (2015), que discutem a aprendizagem colaborativa, a mediação pedagógica e a acessibilidade digital. A análise evidencia que a autonomia do estudante, a mediação do docente e a estrutura do curso são fundamentais para o êxito do aprendizado. O estudo aponta que o estudante deve ser protagonista do seu aprendizado, enquanto o docente atua como facilitador e mediador do conhecimento. Além disso, o curso deve ser planejado com foco na acessibilidade e na interatividade, garantindo a inclusão de estudantes com diferentes perfis. A metodologia adotada envolve a análise de publicações acadêmicas e experiências práticas no ambiente virtual de aprendizagem. Conclui-se que a sinergia entre esses três elementos é essencial para promover uma aprendizagem significativa e inclusiva na EAD, destacando a necessidade de formação continuada dos tutores, implementação de recursos tecnológicos acessíveis e fortalecimento das políticas públicas para a democratização do ensino a distância.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eloide Belarmina da Costa, Genival Campana Vedoi, Grasiane Galter Campana, Maria Cristina Rodrigues de Souza, Sebastião Evangelista dos Anjos (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.