INTERAÇÕES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTOO PAPEL DO ESTUDANTE, DOCENTE E CURSO NO SUCESSO DO ENSINO A DISTÂNCIA

Autores

  • Eloide Belarmina da Costa MUST University, Estados Unidos Autor
  • Genival Campana Vedoi MUST University, Estados Unidos Autor
  • Grasiane Galter Campana MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maria Cristina Rodrigues de Souza MUST University, Estados Unidos Autor
  • Sebastião Evangelista dos Anjos MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/9b3wan86

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a interação entre o estudante, o docente (ou tutor) e o curso na modalidade de Educação a Distância (EAD), destacando a importância de cada elemento na construção do conhecimento. A pesquisa, de caráter bibliográfico, baseia-se em autores renomados, como Freire (1996), Vygotsky (1991), Kenski (2012), Belloni (2009) e Moran (2015), que discutem a aprendizagem colaborativa, a mediação pedagógica e a acessibilidade digital. A análise evidencia que a autonomia do estudante, a mediação do docente e a estrutura do curso são fundamentais para o êxito do aprendizado. O estudo aponta que o estudante deve ser protagonista do seu aprendizado, enquanto o docente atua como facilitador e mediador do conhecimento. Além disso, o curso deve ser planejado com foco na acessibilidade e na interatividade, garantindo a inclusão de estudantes com diferentes perfis. A metodologia adotada envolve a análise de publicações acadêmicas e experiências práticas no ambiente virtual de aprendizagem. Conclui-se que a sinergia entre esses três elementos é essencial para promover uma aprendizagem significativa e inclusiva na EAD, destacando a necessidade de formação continuada dos tutores, implementação de recursos tecnológicos acessíveis e fortalecimento das políticas públicas para a democratização do ensino a distância.

Biografia do Autor

  • Eloide Belarmina da Costa, MUST University, Estados Unidos

    Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University. Graduação em Pedagogia pela Ulbra; Pós Graduação em Educação infantil e Educação de Jovens E Adultos pela FAMA.

  • Genival Campana Vedoi, MUST University, Estados Unidos

    Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University. Graduação em Matemática. Pós Graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar. 

  • Grasiane Galter Campana, MUST University, Estados Unidos

    Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University. Graduação em Pedagogia, Letras e Literatura da Língua Portuguesa. Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar.

  • Maria Cristina Rodrigues de Souza, MUST University, Estados Unidos

    Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University. Graduação em Geografia pela UNIP - Universidade Paulista; Ciências Biológica pela Faculdade Única De Ipatinga; Pedagogia pela Faculdade Única de Ipatinga; Pós Graduação em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Cândido Mendes. 

  • Sebastião Evangelista dos Anjos, MUST University, Estados Unidos

    Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University. Graduação em Pedagogia pela UNIP - Universidade Paulista; História pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna – ISEIB e Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell; Pós Graduação em Psicopedagogia e Educação Infantil pela Universidade Candido Mendes.

Publicado

2025-06-21

Edição

Seção

Artigos