FORMAÇÃO DOCENTE E INOVAÇÃO CURRICULAR: A DIALÉTICA ENTRE O SABER E O FAZER NA ERA DIGITAL

Autores

  • Kenea Soares Costa Teixeira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Vitor da Silva Moreira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Aparecida Pereira Salgado MUST University, Estados Unidos Autor
  • Monica da Costa Coelho MUST University, Estados Unidos Autor
  • Thais Brunelli de Souza Coelho Jacobsen MUST University, Estados Unidos Autor
  • Lidiane Rezende Cavalcante MUST University, Estados Unidos Autor
  • Marcela Paschoa MUST University, Estados Unidos Autor
  • Grasiele Merlo Bueno Luchi MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/qqywzz45

Resumo

Este paper tem como objetivo discutir temáticas como a relação da formação docente com o currículo e o uso das novas tecnologias no processo educativo, o qual o professor é mediador do conhecimento e a peça basilar nesse procedimento. Com a inserção das tecnologias nas escolas surgiu a necessidade de repensar o currículo e as práticas dos professores em sala de aula. Este é o articulador no processo de ensino e aprendizagem entre as metodologias, as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), o currículo e a interatividade que garante uma aprendizagem mais significativa para estimular a criatividade e autonomia dos estudantes. Também considera o aspecto da maioria dos educadores não terem nascido na era digital e ser necessário investimentos e políticas educacionais para a qualificação e formação continuada, uma vez que muitos têm dificuldade no uso dos recursos tecnológicos, sendo desafiados cotidianamente, o que emperra num planejamento integrado do currículo com uso das tecnologias digitais.

Publicado

2025-05-30

Edição

Seção

Artigos