FORMAÇÃO DOCENTE E INOVAÇÃO CURRICULAR: A DIALÉTICA ENTRE O SABER E O FAZER NA ERA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/qqywzz45Resumo
Este paper tem como objetivo discutir temáticas como a relação da formação docente com o currículo e o uso das novas tecnologias no processo educativo, o qual o professor é mediador do conhecimento e a peça basilar nesse procedimento. Com a inserção das tecnologias nas escolas surgiu a necessidade de repensar o currículo e as práticas dos professores em sala de aula. Este é o articulador no processo de ensino e aprendizagem entre as metodologias, as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), o currículo e a interatividade que garante uma aprendizagem mais significativa para estimular a criatividade e autonomia dos estudantes. Também considera o aspecto da maioria dos educadores não terem nascido na era digital e ser necessário investimentos e políticas educacionais para a qualificação e formação continuada, uma vez que muitos têm dificuldade no uso dos recursos tecnológicos, sendo desafiados cotidianamente, o que emperra num planejamento integrado do currículo com uso das tecnologias digitais.
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Copyright (c) 2025 Kenea Soares Costa Teixeira, Vitor da Silva Moreira, Aparecida Pereira Salgado, Monica da Costa Coelho, Thais Brunelli de Souza Coelho Jacobsen, Lidiane Rezende Cavalcante, Marcela Paschoa, Grasiele Merlo Bueno Luchi (Autor)

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