CÉREBRO E CONECTIVIDADE: CAMINHOS DA NEUROCIÊNCIA E DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.46550/aqtgjz33Resumo
A convergência entre neurociência, educação e tecnologia tem remodelado o cenário pedagógico contemporâneo. Compreender como o cérebro aprende oferece subsídios para aprimorar os métodos educacionais, sobretudo quando articulados às ferramentas digitais. Este estudo tem como objetivo geral analisar como a integração entre neurociência, educação e tecnologia pode potencializar a aprendizagem escolar no contexto contemporâneo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e documental, desenvolvida a partir da leitura crítica de artigos científicos selecionados nas bases SciELO e CAPES. Os principais achados apontam para o impacto positivo da personalização do ensino com base em evidências neurocientíficas, especialmente quando mediada por recursos tecnológicos como jogos educacionais, ambientes virtuais e plataformas adaptativas. Conclui-se que o alinhamento entre essas três áreas pode promover práticas pedagógicas mais inclusivas, eficazes e significativas, sendo imprescindível a formação docente contínua. Estudos futuros são necessários para aprofundar os efeitos dessas estratégias em contextos escolares diversos.
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Copyright (c) 2025 Lucimar Leite de Andrade, Karilene Albernaz Ceccarelli, Edineia Ferreira de Morais, Jaqueline Santos da Silva, Sarah Machado da Silva Simões, Claudiane Cristine do Nascimento Santiago (Autor)

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