CÉREBRO E CONECTIVIDADE: CAMINHOS DA NEUROCIÊNCIA E DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Lucimar Leite de Andrade MUST University, Estados Unidos Autor
  • Karilene Albernaz Ceccarelli MUST University, Estados Unidos Autor
  • Edineia Ferreira de Morais MUST University, Estados Unidos Autor
  • Jaqueline Santos da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Sarah Machado da Silva Simões MUST University, Estados Unidos Autor
  • Claudiane Cristine do Nascimento Santiago MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/aqtgjz33

Resumo

 A convergência entre neurociência, educação e tecnologia tem remodelado o cenário pedagógico contemporâneo. Compreender como o cérebro aprende oferece subsídios para aprimorar os métodos educacionais, sobretudo quando articulados às ferramentas digitais. Este estudo tem como objetivo geral analisar como a integração entre neurociência, educação e tecnologia pode potencializar a aprendizagem escolar no contexto contemporâneo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e documental, desenvolvida a partir da leitura crítica de artigos científicos selecionados nas bases SciELO e CAPES. Os principais achados apontam para o impacto positivo da personalização do ensino com base em evidências neurocientíficas, especialmente quando mediada por recursos tecnológicos como jogos educacionais, ambientes virtuais e plataformas adaptativas. Conclui-se que o alinhamento entre essas três áreas pode promover práticas pedagógicas mais inclusivas, eficazes e significativas, sendo imprescindível a formação docente contínua. Estudos futuros são necessários para aprofundar os efeitos dessas estratégias em contextos escolares diversos.

Publicado

2025-05-14

Edição

Seção

Artigos