CONEXÕES INCLUSIVAS: CAMINHOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA TODOS
DOI:
https://doi.org/10.46550/1np2e507Resumo
A Educação a Distância vem se consolidando como alternativa viável para democratizar o acesso ao ensino superior, especialmente entre públicos historicamente excluídos. A proposta deste estudo é analisar como essa modalidade tem favorecido práticas de inclusão educacional, com foco em estudantes com deficiência e grupos socialmente vulneráveis. O objetivo geral consiste em compreender de que modo a EaD pode se constituir em uma prática transformadora. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com base em produções acadêmicas disponíveis nas plataformas CAPES e SciELO. Os resultados apontam que, embora existam barreiras técnicas e pedagógicas ainda persistentes, a adoção de tecnologias assistivas, a flexibilização metodológica e a personalização do ensino têm ampliado as possibilidades de acesso e permanência desses estudantes. Conclui-se que a inclusão na EaD depende não apenas de dispositivos tecnológicos, mas de um compromisso político-pedagógico com a equidade. A pesquisa indica caminhos para futuras investigações que aprofundem a articulação entre tecnologia, acessibilidade e justiça educacional.
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Copyright (c) 2025 Lucimar Leite de Andrade, Edineia Ferreira de Morais, Geovanni Luigi Guedes de Oliveira, Jeferson Raimundo de Moura Firmino Peres, Irineia Pereira de Sousa, Maria do Carmo Amorim, Juliane Aparecida Pereira Borges (Autor)

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