CONEXÕES INCLUSIVAS: CAMINHOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA TODOS

Autores

  • Lucimar Leite de Andrade MUST University, Estados Unidos Autor
  • Edineia Ferreira de Morais MUST University, Estados Unidos Autor
  • Geovanni Luigi Guedes de Oliveira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Jeferson Raimundo de Moura Firmino  Peres MUST University, Estados Unidos Autor
  • Irineia Pereira de Sousa MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maria do Carmo Amorim MUST University, Estados Unidos Autor
  • Juliane Aparecida Pereira Borges MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/1np2e507

Resumo

A Educação a Distância vem se consolidando como alternativa viável para democratizar o acesso ao ensino superior, especialmente entre públicos historicamente excluídos. A proposta deste estudo é analisar como essa modalidade tem favorecido práticas de inclusão educacional, com foco em estudantes com deficiência e grupos socialmente vulneráveis. O objetivo geral consiste em compreender de que modo a EaD pode se constituir em uma prática transformadora. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com base em produções acadêmicas disponíveis nas plataformas CAPES e SciELO. Os resultados apontam que, embora existam barreiras técnicas e pedagógicas ainda persistentes, a adoção de tecnologias assistivas, a flexibilização metodológica e a personalização do ensino têm ampliado as possibilidades de acesso e permanência desses estudantes. Conclui-se que a inclusão na EaD depende não apenas de dispositivos tecnológicos, mas de um compromisso político-pedagógico com a equidade. A pesquisa indica caminhos para futuras investigações que aprofundem a articulação entre tecnologia, acessibilidade e justiça educacional.

Publicado

2025-06-07

Edição

Seção

Artigos