METODOLOGIAS ATIVAS: INOVANDO O ENSINO E PROMOVENDO O PROTAGONISMO DO ALUNO

Autores

  • Aylla Lorena Gomes Lôbo Palma Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Jesselina Soares de Sena Must University, Estados Unidos Autor
  • Liliane Silva Costare Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Jalciara Cantalogo Gouveia Must University, Estados Unidos Autor
  • Marianne Maluma Alves Portilho Must University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/kn1s9794

Resumo

A temática das metodologias ativas emerge como uma resposta às demandas contemporâneas de ensino, que buscam promover o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem. A escolha deste tema justifica-se pela necessidade de transformar práticas pedagógicas tradicionais, que muitas vezes se mostram ineficazes em engajar os estudantes. O objetivo principal deste estudo consiste em analisar como a implementação de metodologias ativas pode impactar positivamente a motivação e o desempenho dos alunos. A pesquisa adota uma abordagem bibliográfica, revisando a literatura existente sobre o assunto e identificando experiências práticas de instituições que já adotaram essas metodologias. Os principais resultados encontrados indicam que a aplicação de metodologias ativas, como aprendizagem baseada em projetos e sala de aula invertida, resulta em um aumento significativo no engajamento dos alunos, além de desenvolver habilidades críticas e colaborativas. As conclusões mais relevantes apontam que, ao promover um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e participativo, as metodologias ativas não apenas favorecem a retenção do conhecimento, mas também preparam os alunos para desafios futuros, tornando-os mais autônomos e responsáveis por sua aprendizagem. Portanto, a adoção dessas práticas se revela essencial para a formação de cidadãos críticos e participativos na sociedade contemporânea.

Publicado

2025-06-29

Edição

Seção

Artigos