METODOLOGIAS ATIVAS: INOVANDO O ENSINO E PROMOVENDO O PROTAGONISMO DO ALUNO
DOI:
https://doi.org/10.46550/kn1s9794Resumo
A temática das metodologias ativas emerge como uma resposta às demandas contemporâneas de ensino, que buscam promover o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem. A escolha deste tema justifica-se pela necessidade de transformar práticas pedagógicas tradicionais, que muitas vezes se mostram ineficazes em engajar os estudantes. O objetivo principal deste estudo consiste em analisar como a implementação de metodologias ativas pode impactar positivamente a motivação e o desempenho dos alunos. A pesquisa adota uma abordagem bibliográfica, revisando a literatura existente sobre o assunto e identificando experiências práticas de instituições que já adotaram essas metodologias. Os principais resultados encontrados indicam que a aplicação de metodologias ativas, como aprendizagem baseada em projetos e sala de aula invertida, resulta em um aumento significativo no engajamento dos alunos, além de desenvolver habilidades críticas e colaborativas. As conclusões mais relevantes apontam que, ao promover um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e participativo, as metodologias ativas não apenas favorecem a retenção do conhecimento, mas também preparam os alunos para desafios futuros, tornando-os mais autônomos e responsáveis por sua aprendizagem. Portanto, a adoção dessas práticas se revela essencial para a formação de cidadãos críticos e participativos na sociedade contemporânea.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aylla Lorena Gomes Lôbo Palma, Jesselina Soares de Sena, Liliane Silva Costare, Jalciara Cantalogo Gouveia, Marianne Maluma Alves Portilho (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.