REPENSANDO A SALA DE AULA: A INSTRUÇÃO ENTRE PARES E A TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO SÉCULO XXI

Autores

  • Valdenília dos Santos Barbosa Must University, Estados Unidos Autor
  • Ana Lúcia Batista de Castro Must University, Estados Unidos Autor
  • Erika Lima Batista Araújo Must University, Estados Unidos Autor
  • Orcilene Gomes Lopes Must University, Estados Unidos Autor
  • Fábio Rodrigo Barra de Oliveira Must University, Estados Unidos Autor
  • Eliânia Batista da Conceição Campos Must University, Estados Unidos Autor
  • Valéria Borges Araújo Must University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/ht66cs88

Resumo

A educação atual está passando por uma transformação significativa para atender às demandas do século XXI, visando formar indivíduos com habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas complexos, colaboração efetiva e aprendizado contínuo ao longo da vida. Nesse contexto, o presente estudo se propôs a investigar a instrução entre pares (Peer Instruction) e examinar sua aplicabilidade em aulas presenciais e online, considerando o ambiente educacional integrado à tecnologia. Para atingir esse objetivo, foi adotada uma abordagem metodológica que envolveu uma pesquisa bibliográfica detalhada, análise dedutiva de estudos relevantes na literatura científica e organização sistemática das ideias para formular uma conclusão embasada. Sendo assim, a Instrução Entre Pares é uma abordagem pedagógica fundamentada na teoria construtivista de aprendizagem social, impulsionada pelos estudos de Eric Mazur nos anos 90. Ela promove uma aprendizagem ativa e participativa, visando engajamento dos alunos, pensamento crítico, relações interpessoais e compreensão prática dos conhecimentos. Esses benefícios são aplicáveis tanto em ambientes presenciais quanto online, incentivando uma aprendizagem colaborativa e independente. Em resumo, a Instrução Entre Pares continua relevante e eficaz para promover uma educação envolvente e significativa no século XXI, adaptando-se às demandas e avanços tecnológicos.

Publicado

2024-11-15

Edição

Seção

Artigos