REPENSANDO A SALA DE AULA: A INSTRUÇÃO ENTRE PARES E A TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.46550/ht66cs88Resumo
A educação atual está passando por uma transformação significativa para atender às demandas do século XXI, visando formar indivíduos com habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas complexos, colaboração efetiva e aprendizado contínuo ao longo da vida. Nesse contexto, o presente estudo se propôs a investigar a instrução entre pares (Peer Instruction) e examinar sua aplicabilidade em aulas presenciais e online, considerando o ambiente educacional integrado à tecnologia. Para atingir esse objetivo, foi adotada uma abordagem metodológica que envolveu uma pesquisa bibliográfica detalhada, análise dedutiva de estudos relevantes na literatura científica e organização sistemática das ideias para formular uma conclusão embasada. Sendo assim, a Instrução Entre Pares é uma abordagem pedagógica fundamentada na teoria construtivista de aprendizagem social, impulsionada pelos estudos de Eric Mazur nos anos 90. Ela promove uma aprendizagem ativa e participativa, visando engajamento dos alunos, pensamento crítico, relações interpessoais e compreensão prática dos conhecimentos. Esses benefícios são aplicáveis tanto em ambientes presenciais quanto online, incentivando uma aprendizagem colaborativa e independente. Em resumo, a Instrução Entre Pares continua relevante e eficaz para promover uma educação envolvente e significativa no século XXI, adaptando-se às demandas e avanços tecnológicos.
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Copyright (c) 2024 Valdenília dos Santos Barbosa, Ana Lúcia Batista de Castro, Erika Lima Batista Araújo, Orcilene Gomes Lopes, Fábio Rodrigo Barra de Oliveira, Eliânia Batista da Conceição Campos, Valéria Borges Araújo (Autor)

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