INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO: CAMINHOS, IMPASSES E RECONFIGURAÇÕES CURRICULARES

Autores

  • Rosângela Magalhães da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Emanuel Silva Morais MUST University, Estados Unidos Autor
  • Fernando Oliveira Borges MUST University, Estados Unidos Autor
  • Gustavo Carlos Macatrozo MUST University, Estados Unidos Autor
  • Fábio Gean Cardoso  Rêgo MUST University, Estados Unidos Autor
  • Leidiane Fátima Nóbrega de  Araújo MUST University, Estados Unidos Autor
  • Miriam Fleury Ramos Jubé Pacheco MUST University, Estados Unidos Autor
  • Benedito Pereira Campos Júnior MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/ak3w5r31

Resumo

O estudo sobre a integração das novas tecnologias na educação, por meio das tecnologias digitais no processo de renovação do currículo escolar, não é recente. Desde meados de 1980 a 1990, tem o ocorrido a introdução dos computadores nas escolas. A elaboração deste estudo partiu de uma demanda de profissionais da educação procurarem a transformação de suas aulas expositivas por aulas mais criativas e empreendedoras que envolvam os alunos no processo de execução. O objetivo deste estudo analisa as contribuições e os desafios que as mudanças advindas da integração das novas metodologias midiáticas e das TICS, dos recursos e das interfaces podem impactar na integração ao currículo escolar. Essa questão, inquieta professores e equipe pedagógica e os forçam a repensar na força catalítica dessas mudanças, seus benefícios e suas ameaças às práticas educacionais. Novas metodologias apontam para possibilidades de transformar o ensino em experiências de aulas mais significativas, desenvolvendo habilidades, competências para as quais eles estão sendo preparados. A metodologia utilizada foi embasada nas observações focadas na formação de docente e sua dificuldade em inserir as novas tecnologias no currículo, identificando desafios e dificuldades dos professores com o uso das tecnologias em seu dia a dia, como também, através de pesquisas bibliográficas em publicações online que se apresenta como uma abordagem qualitativa.  Contudo, a princípio apresentaremos um breve relato realizado com estudantes da rede estadual de ensino em Goiás, que conota o conceito de prática. Por sua vez as novas metodologias digitais inseridas no currículo escolar demandam abertura de grandes flexibilidades nos contextos educacionais.

Publicado

2025-04-01

Edição

Seção

Artigos