INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO: CAMINHOS, IMPASSES E RECONFIGURAÇÕES CURRICULARES
DOI:
https://doi.org/10.46550/ak3w5r31Resumo
O estudo sobre a integração das novas tecnologias na educação, por meio das tecnologias digitais no processo de renovação do currículo escolar, não é recente. Desde meados de 1980 a 1990, tem o ocorrido a introdução dos computadores nas escolas. A elaboração deste estudo partiu de uma demanda de profissionais da educação procurarem a transformação de suas aulas expositivas por aulas mais criativas e empreendedoras que envolvam os alunos no processo de execução. O objetivo deste estudo analisa as contribuições e os desafios que as mudanças advindas da integração das novas metodologias midiáticas e das TICS, dos recursos e das interfaces podem impactar na integração ao currículo escolar. Essa questão, inquieta professores e equipe pedagógica e os forçam a repensar na força catalítica dessas mudanças, seus benefícios e suas ameaças às práticas educacionais. Novas metodologias apontam para possibilidades de transformar o ensino em experiências de aulas mais significativas, desenvolvendo habilidades, competências para as quais eles estão sendo preparados. A metodologia utilizada foi embasada nas observações focadas na formação de docente e sua dificuldade em inserir as novas tecnologias no currículo, identificando desafios e dificuldades dos professores com o uso das tecnologias em seu dia a dia, como também, através de pesquisas bibliográficas em publicações online que se apresenta como uma abordagem qualitativa. Contudo, a princípio apresentaremos um breve relato realizado com estudantes da rede estadual de ensino em Goiás, que conota o conceito de prática. Por sua vez as novas metodologias digitais inseridas no currículo escolar demandam abertura de grandes flexibilidades nos contextos educacionais.
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Copyright (c) 2025 Rosângela Magalhães da Silva, Emanuel Silva Morais, Fernando Oliveira Borges, Gustavo Carlos Macatrozo, Fábio Gean Cardoso Rêgo, Leidiane Fátima Nóbrega de Araújo, Miriam Fleury Ramos Jubé Pacheco, Benedito Pereira Campos Júnior (Autor)

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