DA TEORIA À MÃO NA MASSA: CULTURA MAKER COMO CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA
DOI:
https://doi.org/10.46550/d0ys9s08Resumo
A cultura maker tem se destacado no cenário educacional por propor uma abordagem centrada na criatividade, na autoria e na resolução de problemas reais. Este artigo tem como objetivo geral analisar as contribuições da cultura maker para a prática pedagógica e o processo de aprendizagem no contexto da educação básica brasileira. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, fundamentada na análise de oito artigos selecionados nas bases CAPES e SciELO. Os resultados indicam que a cultura maker contribui para o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, promovendo uma aprendizagem significativa e interdisciplinar. Também foram identificados desafios como a falta de formação docente, a escassez de infraestrutura e a resistência a mudanças pedagógicas. Conclui-se que, apesar dos entraves, a cultura maker representa um caminho viável para a construção de uma educação mais democrática, criativa e conectada às realidades dos estudantes. A continuidade das pesquisas pode aprofundar o debate sobre políticas públicas e práticas docentes voltadas à inovação educacional.
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Copyright (c) 2024 Rosângela Magalhães da Silva, Cristiany Lima Láuar, Simone da Silva Almeida Santos, Cláudia Maria Ricardo Bastos, Ana Domingas Leite da Silva, Sandra Régina Moreira Pires Dietz, Clerionice Lacerda Batista, Elson Cleber Barbosa Costa (Autor)

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