INCLUIR É ATIVAR: METODOLOGIAS NO ENSINO TÉCNICO COM EQUIDADE ÉTNICO-RACIAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/w5jbpy74Resumo
A presente pesquisa discute o papel das metodologias ativas como instrumento de promoção da equidade étnico-racial no ensino técnico. Em um cenário educacional ainda marcado por desigualdades e exclusões, pensar práticas pedagógicas que valorizem as identidades e experiências de estudantes negros e indígenas torna-se um imperativo ético e político. O ensino técnico, muitas vezes orientado por currículos pragmáticos e eurocentrados, carece de estratégias que reconheçam a diversidade cultural presente nas salas de aula. Nesse contexto, as metodologias ativas despontam como alternativas viáveis ao promoverem protagonismo estudantil, diálogo entre saberes e valorização das trajetórias individuais. O objetivo geral deste trabalho é analisar de que maneira as metodologias ativas podem contribuir para a promoção da equidade étnico-racial no ensino técnico, com foco em práticas pedagógicas inclusivas voltadas a estudantes negros e indígenas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental. Foram consultadas fontes nas bases CAPES, SciELO e Google Acadêmico, com publicações entre 2017 e 2024, utilizando termos relacionados ao ensino técnico e à inclusão étnico-racial. Os resultados evidenciam que, quando aplicadas com intencionalidade crítica, essas metodologias possibilitam experiências formativas mais plurais e acolhedoras. Projetos interdisciplinares, narrativas de vivência e uso de tecnologias digitais foram destacados como estratégias eficazes. Ainda assim, persistem desafios relacionados à formação docente, resistência institucional e escassez de recursos. A pesquisa aponta para a urgência de políticas educacionais que fortaleçam a diversidade como eixo estruturante e sugere o aprofundamento de estudos empíricos sobre práticas inclusivas em diferentes contextos regionais.
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Copyright (c) 2025 Kely Moreira Pereira da Rocha Nobre, Kelcia Patrícia Batemarque, Maria Angela Teodoro, Cristiany Lima Láuar, Maria Aparecida Ribeiro de Magalhães Nascimento, Sandra Régina Moreira Pires Dietz, Cátia Cirlene Vieira Esperandir, Ana Domingas Leite da Silvar (Autor)

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