WI-FI, GIZ E CONFLITOS: O COTIDIANO ESCOLAR SOB O OLHAR TECNOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.46550/9r0x6072Resumo
Integrar tecnologias na sala de aula é uma prática cada vez mais comum e necessária no contexto educacional contemporâneo. A crescente presença de dispositivos eletrônicos e recursos digitais na vida dos alunos exige que os educadores repensem suas abordagens pedagógicas para atender às demandas dessa realidade. No entanto, o uso dessas tecnologias não está isento de desafios e limites, que precisam ser cuidadosamente considerados para garantir um ambiente de aprendizagem eficaz e equilibrado. Sob esse viés, o presente trabalho tem por objetivo explorar os desafios enfrentados no cotidiano da integração das tecnologias à sala de aula, bem como discutir os limites do seu uso. A partir de uma análise crítica, serão apresentadas reflexões sobre como as tecnologias influenciam as dinâmicas educacionais, os impactos nos processos de ensino e aprendizagem e as estratégias metodológicas possíveis no intuito de potencializar o seu uso visando uma aprendizagem significativa. Sendo assim, o presente paper almeja oferecer insights relevantes em relação ao melhor aproveitamento das potencialidades tecnológicas no processo educativo sem negligenciar seus limites. O objetivo é examinar a interseção entre educação e tecnologia e, assim, contribuir para o debate sobre práticas pedagógicas inovadoras que sejam sensíveis aos desafios contemporâneos relacionados ao uso das tecnologias na sala de aula. A metodologia aplicada no desenvolvimento deste trabalho foi baseada em pesquisa bibliográfica, por meio de abordagem qualitativa, realizada a partir do referencial teórico utilizado na disciplina Tecnologia baseada em computador na sala de aula e alguns artigos científicos com abordagens sobre o tema.
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Copyright (c) 2025 Soraia Oliveira Nunes, Beatriz da Silva Costa, Ivana Brito Lima, Rosenilda Santana Hecher Rodrigues, Viviane Cyntia Louzada Oliveira Meneses, Alberto Bergamo, Michelle Carvalho Mota, Magna de Oliveira Ribeiro (Autor)

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