WI-FI, GIZ E CONFLITOS: O COTIDIANO ESCOLAR SOB O OLHAR TECNOLÓGICO

Autores

  • Soraia Oliveira Nunes MUST University, Estados Unidos Autor
  • Beatriz da Silva Costa MUST University, Estados Unidos Autor
  • Ivana Brito Lima MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rosenilda Santana Hecher Rodrigues MUST University, Estados Unidos Autor
  • Viviane Cyntia Louzada Oliveira Meneses MUST University, Estados Unidos Autor
  • Alberto Bergamo MUST University, Estados Unidos Autor
  • Michelle Carvalho Mota MUST University, Estados Unidos Autor
  • Magna de Oliveira  Ribeiro MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/9r0x6072

Resumo

Integrar tecnologias na sala de aula é uma prática cada vez mais comum e necessária no contexto educacional contemporâneo. A crescente presença de dispositivos eletrônicos e recursos digitais na vida dos alunos exige que os educadores repensem suas abordagens pedagógicas para atender às demandas dessa realidade. No entanto, o uso dessas tecnologias não está isento de desafios e limites, que precisam ser cuidadosamente considerados para garantir um ambiente de aprendizagem eficaz e equilibrado. Sob esse viés, o presente trabalho tem por objetivo explorar os desafios enfrentados no cotidiano da integração das tecnologias à sala de aula, bem como discutir os limites do seu uso. A partir de uma análise crítica, serão apresentadas reflexões sobre como as tecnologias influenciam as dinâmicas educacionais, os impactos nos processos de ensino e aprendizagem e as estratégias metodológicas possíveis no intuito de potencializar o seu uso visando uma aprendizagem significativa. Sendo assim, o presente paper almeja oferecer insights relevantes em relação ao melhor aproveitamento das potencialidades tecnológicas no processo educativo sem negligenciar seus limites. O objetivo é examinar a interseção entre educação e tecnologia e, assim, contribuir para o debate sobre práticas pedagógicas inovadoras que sejam sensíveis aos desafios contemporâneos relacionados ao uso das tecnologias na sala de aula. A metodologia aplicada no desenvolvimento deste trabalho foi baseada em pesquisa bibliográfica, por meio de abordagem qualitativa, realizada a partir do referencial teórico utilizado na disciplina Tecnologia baseada em computador na sala de aula e alguns artigos científicos com abordagens sobre o tema.

Publicado

2025-05-02

Edição

Seção

Artigos