TECNOLOGIA EM AULA: INTERAÇÕES DIGITAIS E TRANSFORMAÇÕES PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Wallace Thallys Cardoso MUST University, Estados Unidos Autor
  • Whálita da Silva Bonifácio MUST University, Estados Unidos Autor
  • Andrineia Callegaro Collar MUST University, Estados Unidos Autor
  • Cristina Matos Sampaio MUST University, Estados Unidos Autor
  • Judy Helen Rodrigues de Oliveira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Dayanna de Araujo Vargas da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Adriana Alves Borges MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/afr5mk46

Resumo

A integração das tecnologias digitais à sala de aula tornou-se um eixo estruturante da prática pedagógica no contexto contemporâneo. Essa mudança, acelerada pelas exigências da pandemia de COVID-19, redimensionou os modos de ensinar e aprender, ao propor novos espaços de interação e construção do conhecimento. O presente estudo tem como objetivo geral analisar de que forma a integração das tecnologias digitais à sala de aula influencia os processos de ensino e aprendizagem e a prática docente nas escolas brasileiras. A metodologia adotada é bibliográfica, com enfoque qualitativo, fundamentada em produções científicas recentes disponíveis nas bases SciELO e CAPES. Os resultados evidenciam tanto as potencialidades transformadoras dos recursos digitais quanto os desafios relacionados à formação docente, infraestrutura e equidade no acesso. A análise aponta para a necessidade de políticas educativas que considerem a realidade local das escolas, o protagonismo do professor e o engajamento dos estudantes como elementos essenciais para o uso significativo das tecnologias. A pesquisa abre caminhos para estudos futuros voltados à avaliação de impactos e à criação de estratégias inclusivas de inovação pedagógica.

Publicado

2025-07-08

Edição

Seção

Artigos