TECNOLOGIA EM AULA: INTERAÇÕES DIGITAIS E TRANSFORMAÇÕES PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.46550/afr5mk46Resumo
A integração das tecnologias digitais à sala de aula tornou-se um eixo estruturante da prática pedagógica no contexto contemporâneo. Essa mudança, acelerada pelas exigências da pandemia de COVID-19, redimensionou os modos de ensinar e aprender, ao propor novos espaços de interação e construção do conhecimento. O presente estudo tem como objetivo geral analisar de que forma a integração das tecnologias digitais à sala de aula influencia os processos de ensino e aprendizagem e a prática docente nas escolas brasileiras. A metodologia adotada é bibliográfica, com enfoque qualitativo, fundamentada em produções científicas recentes disponíveis nas bases SciELO e CAPES. Os resultados evidenciam tanto as potencialidades transformadoras dos recursos digitais quanto os desafios relacionados à formação docente, infraestrutura e equidade no acesso. A análise aponta para a necessidade de políticas educativas que considerem a realidade local das escolas, o protagonismo do professor e o engajamento dos estudantes como elementos essenciais para o uso significativo das tecnologias. A pesquisa abre caminhos para estudos futuros voltados à avaliação de impactos e à criação de estratégias inclusivas de inovação pedagógica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Wallace Thallys Cardoso, Whálita da Silva Bonifácio, Andrineia Callegaro Collar, Cristina Matos Sampaio, Judy Helen Rodrigues de Oliveira, Dayanna de Araujo Vargas da Silva, Adriana Alves Borges (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.