A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO

Autores

  • Leiliane Sousa da Costa Must University, Estados Unidos Autor
  • Marcos Antonio Soares de Andrade Filho Universidad Europea del Atlántico, Espanha Autor
  • Vanderlei Porto Pinto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil Autor
  • Simone Rodrigues da Silva Must University, Estados Unidos Autor
  • Elson José Ribeiro Must University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/k56k9n30

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar a contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para o desenvolvimento e fortalecimento das metodologias ativas de ensino. A pesquisa abordou o tema da centralidade do estudante no processo de aprendizagem, a mediação docente na organização pedagógica e os desafios e possibilidades na implementação dessas metodologias mediadas por tecnologias. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, fundamentada na análise interpretativa de três produções acadêmicas publicadas entre 2019 e 2023. As fontes foram selecionadas com base em critérios de atualidade, relevância temática e aderência aos objetivos propostos. A análise revelou que a incorporação das TIC nas metodologias ativas promove a autonomia discente e o engajamento crítico, desde que articulada a uma mediação docente intencional e bem estruturada. Identificaram-se, contudo, limitações relacionadas à infraestrutura, à formação dos professores e à resistência institucional. Conclui-se que a efetiva consolidação dessas práticas requer planejamento didático, políticas formativas e reconfiguração das práticas pedagógicas tradicionais. O estudo aponta, ainda, lacunas para investigações futuras em contextos diversos da educação básica.

Publicado

2025-07-14

Edição

Seção

Artigos