A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.46550/k56k9n30Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar a contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para o desenvolvimento e fortalecimento das metodologias ativas de ensino. A pesquisa abordou o tema da centralidade do estudante no processo de aprendizagem, a mediação docente na organização pedagógica e os desafios e possibilidades na implementação dessas metodologias mediadas por tecnologias. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, fundamentada na análise interpretativa de três produções acadêmicas publicadas entre 2019 e 2023. As fontes foram selecionadas com base em critérios de atualidade, relevância temática e aderência aos objetivos propostos. A análise revelou que a incorporação das TIC nas metodologias ativas promove a autonomia discente e o engajamento crítico, desde que articulada a uma mediação docente intencional e bem estruturada. Identificaram-se, contudo, limitações relacionadas à infraestrutura, à formação dos professores e à resistência institucional. Conclui-se que a efetiva consolidação dessas práticas requer planejamento didático, políticas formativas e reconfiguração das práticas pedagógicas tradicionais. O estudo aponta, ainda, lacunas para investigações futuras em contextos diversos da educação básica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Leiliane Sousa da Costa, Marcos Antonio Soares de Andrade Filho, Vanderlei Porto Pinto, Simone Rodrigues da Silva, Elson José Ribeiro (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.