INOVAR PARA APRENDER: O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO

Autores

  • Aparecida de Fátima de Amorim Melo MUST University, Estados Unidos Autor
  • Cícera Cristina Teixeira Jorge MUST University, Estados Unidos Autor
  • Marcelo Henrique Arrojo MUST University, Estados Unidos Autor
  • Grazzyany Carvalho Pereira da  Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Sérgio Silvestre Vieira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Iolanda Ferreira do Amaral Martins MUST University, Estados Unidos Autor
  • José Roberto Souza Silva MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/cqh8hq05

Resumo

A educação contemporânea exige práticas pedagógicas que valorizem a participação ativa dos estudantes e a construção significativa do conhecimento. Nesse contexto, as metodologias ativas emergem como uma proposta inovadora, capaz de transformar o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o papel das metodologias ativas na ressignificação da aprendizagem, com foco na formação crítica e participativa dos estudantes. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica, com análise de oito artigos científicos extraídos das bases SciELO e CAPES. Os resultados apontam que estratégias como Problem Based Learning, aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida e Design Thinking contribuem para o desenvolvimento da autonomia, criatividade, colaboração e pensamento crítico. Conclui-se que as metodologias ativas, quando aliadas à formação docente e a um planejamento intencional, têm o potencial de promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. A continuidade dessa linha de pesquisa pode fortalecer a inovação pedagógica e a humanização dos processos educacionais.

Publicado

2025-07-01

Edição

Seção

Artigos