INOVAR PARA APRENDER: O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.46550/cqh8hq05Resumo
A educação contemporânea exige práticas pedagógicas que valorizem a participação ativa dos estudantes e a construção significativa do conhecimento. Nesse contexto, as metodologias ativas emergem como uma proposta inovadora, capaz de transformar o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o papel das metodologias ativas na ressignificação da aprendizagem, com foco na formação crítica e participativa dos estudantes. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica, com análise de oito artigos científicos extraídos das bases SciELO e CAPES. Os resultados apontam que estratégias como Problem Based Learning, aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida e Design Thinking contribuem para o desenvolvimento da autonomia, criatividade, colaboração e pensamento crítico. Conclui-se que as metodologias ativas, quando aliadas à formação docente e a um planejamento intencional, têm o potencial de promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. A continuidade dessa linha de pesquisa pode fortalecer a inovação pedagógica e a humanização dos processos educacionais.
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Copyright (c) 2025 Aparecida de Fátima de Amorim Melo, Cícera Cristina Teixeira Jorge, Marcelo Henrique Arrojo, Grazzyany Carvalho Pereira da Silva, Sérgio Silvestre Vieira, Iolanda Ferreira do Amaral Martins, José Roberto Souza Silva (Autor)

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