TRANSFORMAR OU REPETIR? DESAFIOS DOCENTES FRENTE À CULTURA TRADICIONAL DE ENSINO

Autores

  • Artur Batista de Oliveira Rocha Must University, Estados Unidos Autor
  • Zulma Nascimento Guidi Must University, Estados Unidos Autor
  • Maria Luciana de Caldas Caetano Must University, Estados Unidos Autor
  • Vítor Rafael Cavalcante Barbosa Caetano Must University, Estados Unidos Autor
  • Laís Milhomem de Souza Must University, Estados Unidos Autor
  • Maria de Lourdes Bulhoes Corrêa Must University, Estados Unidos Autor
  • Omar Khayyam Duarte do Nascimento Moraes Must University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/g5jbhv06

Resumo

Este artigo explora as possibilidades e os desafios que professores enfrentam ao tentar implementar metodologias ativas no sistema educacional brasileiro. A pesquisa bibliográfica, foi conduzida com base em publicações científicas encontradas no Google Acadêmico, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Library Online (SCIELO). O estudo começa discutindo o conceito e o paradigma das metodologias ativas, destacando práticas como aprendizagem baseada em problemas (PBL), sala de aula invertida, gamificação e projetos interdisciplinares. Em seguida, aponta os principais obstáculos para a adoção dessas metodologias, incluindo a falta de formação adequada dos professores, carga de trabalho excessiva, limitações estruturais e tecnológicas, avaliações rígidas e resistência cultural. Por fim, propõe estratégias para superar esses desafios, como a oferta de formação continuada, a criação de comunidades de prática e a adoção gradual de tecnologias acessíveis. Conclui que uma implementação efetiva dessas metodologias exige mudanças na estrutura institucional, políticas de apoio e um esforço conjunto para transformar a cultura pedagógica tradicional

Publicado

2025-06-24

Edição

Seção

Artigos