TRANSFORMAR OU REPETIR? DESAFIOS DOCENTES FRENTE À CULTURA TRADICIONAL DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.46550/g5jbhv06Resumo
Este artigo explora as possibilidades e os desafios que professores enfrentam ao tentar implementar metodologias ativas no sistema educacional brasileiro. A pesquisa bibliográfica, foi conduzida com base em publicações científicas encontradas no Google Acadêmico, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Library Online (SCIELO). O estudo começa discutindo o conceito e o paradigma das metodologias ativas, destacando práticas como aprendizagem baseada em problemas (PBL), sala de aula invertida, gamificação e projetos interdisciplinares. Em seguida, aponta os principais obstáculos para a adoção dessas metodologias, incluindo a falta de formação adequada dos professores, carga de trabalho excessiva, limitações estruturais e tecnológicas, avaliações rígidas e resistência cultural. Por fim, propõe estratégias para superar esses desafios, como a oferta de formação continuada, a criação de comunidades de prática e a adoção gradual de tecnologias acessíveis. Conclui que uma implementação efetiva dessas metodologias exige mudanças na estrutura institucional, políticas de apoio e um esforço conjunto para transformar a cultura pedagógica tradicional
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Artur Batista de Oliveira Rocha, Zulma Nascimento Guidi, Maria Luciana de Caldas Caetano, Vítor Rafael Cavalcante Barbosa Caetano, Laís Milhomem de Souza, Maria de Lourdes Bulhoes Corrêa, Omar Khayyam Duarte do Nascimento Moraes (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.