INCLUSÃO EM REDE: A EAD COMO ESTRATÉGIA PARA ALCANÇAR OS INVISIBILIZADOS DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/9a35h893Resumo
O paper apresenta um panorama histórico da Educação a Distância (EAD) no mundo e no Brasil, destacando suas principais características e as questões de inclusão e acessibilidade nesse formato educacional. O objetivo do estudo é evidenciar como a EAD possibilita a inclusão e democratização do acesso à educação para estudantes que enfrentam as mais diversas necessidades e barreiras em ambientes presenciais. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, reunindo e analisando fontes e pesquisas existentes sobre o tema. O conteúdo pesquisado inclui um breve histórico da trajetória do EAD no mundo e no Brasil, desde os cursos por correspondência até a era digital, em que a internet e as novas tecnologias desempenham papéis fundamentais, ressaltando suas características, como flexibilidade, autonomia, acessibilidade financeira e uso de recursos tecnológicos. No que diz respeito à inclusão e acessibilidade, o estudo discute como o EAD pode ser uma ferramenta poderosa para democratizar o acesso à educação, possibilitando que pessoas com deficiências, residentes em áreas remotas ou com compromissos que dificultem a frequência a cursos presenciais possam estudar. No entanto, também são apontados desafios, como a necessidade de garantir que os materiais e as plataformas sejam acessíveis a todos, independentemente de suas limitações físicas, sensoriais ou cognitivas. Em conclusão, o paper ressalta que a continuidade da pesquisa e o desenvolvimento de políticas educacionais inclusivas são essenciais para superar essas barreiras e maximizar o potencial do EAD.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Monyque Marcelino Luz Alves, Ladyjane Costa Lima de Oliveira, Cristina Ramos Bibikow de Araújo, Rosangela Severiano Alves, Maria Luiza Arantes de Faria Girotto, Alessandra Lopes, Francisco Antônio Ximenes Alves (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.