INCLUSÃO EM REDE: A EAD COMO ESTRATÉGIA PARA ALCANÇAR OS INVISIBILIZADOS DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL

Autores

  • Monyque Marcelino Luz Alves MUST University, Estados Unidos Autor
  • Ladyjane Costa Lima de Oliveira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Cristina Ramos Bibikow de Araújo MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rosangela Severiano Alves MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maria Luiza Arantes de Faria Girotto MUST University, Estados Unidos Autor
  • Alessandra Lopes MUST University, Estados Unidos Autor
  • Francisco Antônio Ximenes Alves MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/9a35h893

Resumo

O paper apresenta um panorama histórico da Educação a Distância (EAD) no mundo e no Brasil, destacando suas principais características e as questões de inclusão e acessibilidade nesse formato educacional. O objetivo do estudo é evidenciar como a EAD possibilita a inclusão e democratização do acesso à educação para estudantes que enfrentam as mais diversas necessidades e barreiras em ambientes presenciais. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, reunindo e analisando fontes e pesquisas existentes sobre o tema. O conteúdo pesquisado inclui um breve histórico da trajetória do EAD no mundo e no Brasil, desde os cursos por correspondência até a era digital, em que a internet e as novas tecnologias desempenham papéis fundamentais, ressaltando suas características, como flexibilidade, autonomia, acessibilidade financeira e uso de recursos tecnológicos. No que diz respeito à inclusão e acessibilidade, o estudo discute como o EAD pode ser uma ferramenta poderosa para democratizar o acesso à educação, possibilitando que pessoas com deficiências, residentes em áreas remotas ou com compromissos que dificultem a frequência a cursos presenciais possam estudar. No entanto, também são apontados desafios, como a necessidade de garantir que os materiais e as plataformas sejam acessíveis a todos, independentemente de suas limitações físicas, sensoriais ou cognitivas. Em conclusão, o paper ressalta que a continuidade da pesquisa e o desenvolvimento de políticas educacionais inclusivas são essenciais para superar essas barreiras e maximizar o potencial do EAD.

Publicado

2025-07-24

Edição

Seção

Artigos