ENTRE A TÉCNICA E A REFLEXÃO: A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Ana Lídia Cavalcante de Azevêdo MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rejane Maria de Sousa Campos Oliveira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maria Erli de Oliveira Souza MUST University, Estados Unidos Autor
  • Jamilley Lima Vasconcelos Borges MUST University, Estados Unidos Autor
  • Kamylla Stéphany Guedes Valente MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/me9zkp39

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar as potencialidades das metodologias ativas mediadas por tecnologias digitais na formação de professores para o ensino superior. O estudo abordou a integração de tecnologias emergentes às práticas pedagógicas, o desenvolvimento de competências docentes e os desafios enfrentados na adoção de inovações tecnológicas. A pesquisa caracterizou-se como bibliográfica e documental, com ênfase em publicações entre os anos de 2019 e 2023. Foram analisados artigos científicos selecionados a partir de critérios de relevância e atualidade, por meio de buscas no Google Acadêmico, com palavras-chave como ‘tecnologias emergentes’, ‘formação docente’ e ‘metodologias ativas’. Os resultados evidenciaram que o uso das metodologias ativas contribui significativamente para o aprimoramento das práticas pedagógicas no ensino superior, desde que acompanhado de formação continuada e apoio institucional. Concluiu-se que, para que essas estratégias sejam efetivamente incorporadas ao cotidiano docente, é necessário superar barreiras de ordem técnica, epistemológica e institucional. O estudo sinalizou, ainda, lacunas a serem exploradas em investigações futuras, especialmente quanto ao acompanhamento longitudinal de práticas formativas baseadas em tecnologias digitais.

Publicado

2024-06-30

Edição

Seção

Artigos