ENTRE A TÉCNICA E A REFLEXÃO: A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.46550/me9zkp39Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar as potencialidades das metodologias ativas mediadas por tecnologias digitais na formação de professores para o ensino superior. O estudo abordou a integração de tecnologias emergentes às práticas pedagógicas, o desenvolvimento de competências docentes e os desafios enfrentados na adoção de inovações tecnológicas. A pesquisa caracterizou-se como bibliográfica e documental, com ênfase em publicações entre os anos de 2019 e 2023. Foram analisados artigos científicos selecionados a partir de critérios de relevância e atualidade, por meio de buscas no Google Acadêmico, com palavras-chave como ‘tecnologias emergentes’, ‘formação docente’ e ‘metodologias ativas’. Os resultados evidenciaram que o uso das metodologias ativas contribui significativamente para o aprimoramento das práticas pedagógicas no ensino superior, desde que acompanhado de formação continuada e apoio institucional. Concluiu-se que, para que essas estratégias sejam efetivamente incorporadas ao cotidiano docente, é necessário superar barreiras de ordem técnica, epistemológica e institucional. O estudo sinalizou, ainda, lacunas a serem exploradas em investigações futuras, especialmente quanto ao acompanhamento longitudinal de práticas formativas baseadas em tecnologias digitais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Lídia Cavalcante de Azevêdo, Rejane Maria de Sousa Campos Oliveira, Maria Erli de Oliveira Souza, Jamilley Lima Vasconcelos Borges, Kamylla Stéphany Guedes Valente (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.