ENTRE SABERES E RESISTÊNCIAS: A TRAVESSIA DOCENTE NO CAMPO DAS METODOLOGIAS ATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.46550/whb1f504Resumo
As metodologias ativas representam uma proposta de ensino que busca valorizar a participação do estudante e sua autonomia no processo de aprendizagem. No entanto, sua implementação encontra resistências e desafios significativos no cotidiano escolar. Este estudo teve como objetivo geral analisar os principais desafios enfrentados pelos docentes na implementação das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com base em artigos publicados entre 2020 e 2024 nas bases CAPES e SciELO. Os resultados apontam para entraves estruturais, culturais e formativos que limitam a adoção das metodologias ativas. Contudo, também revelam estratégias desenvolvidas pelos professores para adaptar suas práticas, mesmo diante de contextos adversos. A análise demonstrou a necessidade de políticas públicas que valorizem o trabalho docente, ofereçam formação continuada e incentivem práticas avaliativas condizentes com os princípios da aprendizagem ativa. O estudo contribui para a reflexão crítica sobre a prática pedagógica e aponta caminhos para fortalecer uma educação mais participativa e emancipadora.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dayane de Macedo Brandão Barbosa, Eleusa Ferreira da Silva, Rosangela Severiano Alves, Sabrina Maria Ferreira de Lima, Francisco Antônio Ximenes Alves, Ladyjane Costa Lima de Oliveira, Jolian Ricardo de Souza e Souza (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.