ENTRE SABERES E RESISTÊNCIAS: A TRAVESSIA DOCENTE NO CAMPO DAS METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

  • Dayane de Macedo Brandão Barbosa MUST University, Estados Unidos Autor
  • Eleusa Ferreira da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rosangela Severiano Alves MUST University, Estados Unidos Autor
  • Sabrina Maria Ferreira de Lima MUST University, Estados Unidos Autor
  • Francisco Antônio Ximenes Alves MUST University, Estados Unidos Autor
  • Ladyjane Costa Lima de Oliveira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Jolian Ricardo de Souza e Souza MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/whb1f504

Resumo

As metodologias ativas representam uma proposta de ensino que busca valorizar a participação do estudante e sua autonomia no processo de aprendizagem. No entanto, sua implementação encontra resistências e desafios significativos no cotidiano escolar. Este estudo teve como objetivo geral analisar os principais desafios enfrentados pelos docentes na implementação das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com base em artigos publicados entre 2020 e 2024 nas bases CAPES e SciELO. Os resultados apontam para entraves estruturais, culturais e formativos que limitam a adoção das metodologias ativas. Contudo, também revelam estratégias desenvolvidas pelos professores para adaptar suas práticas, mesmo diante de contextos adversos. A análise demonstrou a necessidade de políticas públicas que valorizem o trabalho docente, ofereçam formação continuada e incentivem práticas avaliativas condizentes com os princípios da aprendizagem ativa. O estudo contribui para a reflexão crítica sobre a prática pedagógica e aponta caminhos para fortalecer uma educação mais participativa e emancipadora.

Publicado

2025-06-20

Edição

Seção

Artigos