APRENDER FAZENDO: O PAPEL DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NA CULTURA MAKER E NA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Autores

  • Eliane Mello dos Santos MUST University, Estados Unidos Autor
  • Joaquim Tavares Filho MUST University, Estados Unidos Autor
  • Junia de Oliveira Nogueira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Joelmo Alves Querino MUST University, Estados Unidos Autor
  • Elza Santos Moura de Jesus MUST University, Estados Unidos Autor
  • Gisele Aparecida Pereira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Elenilda da Costa Moreira Ribeiro MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/9hrz0a67

Resumo

Este trabalho analisa o papel do planejamento educacional na implementação de tecnologias emergentes e práticas de cultura maker na educação contemporânea. A pesquisa, delimitada no contexto escolar, busca responder à questão: como o planejamento pode promover inovação e desenvolver competências essenciais? O objetivo geral é compreender como o planejamento potencializa essas práticas, fomentando habilidades do século XXI. Os objetivos específicos incluem explorar a integração da cultura maker com metodologias ativas, investigar o impacto de tecnologias emergentes no desenvolvimento de competências como criatividade e pensamento crítico, e analisar estratégias de implementação considerando desafios e oportunidades no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, baseada em artigos científicos e materiais acadêmicos que abordam a relação entre tecnologia, cultura maker e educação. Essa abordagem permitiu uma análise teórica detalhada e a identificação de práticas eficazes e barreiras comuns à integração dessas inovações. Os resultados indicam que o planejamento educacional é essencial para integrar tecnologias emergentes e cultura maker de forma eficiente. Essas práticas promovem uma aprendizagem mais colaborativa e significativa, desenvolvendo competências fundamentais. A formação docente e a infraestrutura adequada destacaram-se como fatores indispensáveis para o sucesso das iniciativas. Conclui-se que tecnologias emergentes e práticas maker podem transformar a educação contemporânea, alinhando-a às demandas do século XXI. Entretanto, essa transformação depende de um planejamento estratégico, formação contínua e ações coordenadas entre educadores, gestores e formuladores de políticas públicas.

Publicado

2025-06-01

Edição

Seção

Artigos