APRENDER FAZENDO: O PAPEL DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NA CULTURA MAKER E NA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.46550/9hrz0a67Resumo
Este trabalho analisa o papel do planejamento educacional na implementação de tecnologias emergentes e práticas de cultura maker na educação contemporânea. A pesquisa, delimitada no contexto escolar, busca responder à questão: como o planejamento pode promover inovação e desenvolver competências essenciais? O objetivo geral é compreender como o planejamento potencializa essas práticas, fomentando habilidades do século XXI. Os objetivos específicos incluem explorar a integração da cultura maker com metodologias ativas, investigar o impacto de tecnologias emergentes no desenvolvimento de competências como criatividade e pensamento crítico, e analisar estratégias de implementação considerando desafios e oportunidades no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, baseada em artigos científicos e materiais acadêmicos que abordam a relação entre tecnologia, cultura maker e educação. Essa abordagem permitiu uma análise teórica detalhada e a identificação de práticas eficazes e barreiras comuns à integração dessas inovações. Os resultados indicam que o planejamento educacional é essencial para integrar tecnologias emergentes e cultura maker de forma eficiente. Essas práticas promovem uma aprendizagem mais colaborativa e significativa, desenvolvendo competências fundamentais. A formação docente e a infraestrutura adequada destacaram-se como fatores indispensáveis para o sucesso das iniciativas. Conclui-se que tecnologias emergentes e práticas maker podem transformar a educação contemporânea, alinhando-a às demandas do século XXI. Entretanto, essa transformação depende de um planejamento estratégico, formação contínua e ações coordenadas entre educadores, gestores e formuladores de políticas públicas.
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Copyright (c) 2025 Eliane Mello dos Santos , Joaquim Tavares Filho, Junia de Oliveira Nogueira, Joelmo Alves Querino, Elza Santos Moura de Jesus, Gisele Aparecida Pereira, Elenilda da Costa Moreira Ribeiro (Autor)

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