PROTAGONISMO EM SALA: A FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE ÀS METODOLOGIAS ATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.46550/5dwkqe55Resumo
Este artigo discute os desafios enfrentados pelos docentes na implementação de metodologias ativas, com ênfase no apoio institucional e no desenvolvimento de competências tecnopedagógicas. A pesquisa está delimitada à análise da formação docente e das condições institucionais que influenciam o uso dessas metodologias em contextos educacionais mediados por tecnologias digitais. O objetivo geral foi analisar os fatores que dificultam ou favorecem a adoção de práticas pedagógicas ativas no cenário educacional contemporâneo. Como objetivos específicos, buscou-se investigar o papel das instituições de ensino na promoção de ambientes inovadores, compreender as competências exigidas dos professores para integrar tecnologia e didática ativa e identificar as principais dificuldades formativas enfrentadas pelos docentes. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com base em autores que discutem inovação pedagógica, formação docente e integração das tecnologias no ensino. Os resultados apontam que os objetivos específicos foram plenamente alcançados. Observou-se que a ausência de políticas institucionais de apoio, aliada à carência de formação crítica, constitui um entrave significativo à inovação pedagógica. Além disso, o domínio técnico não é suficiente sem a intencionalidade didática que assegure uma prática ativa e significativa. Conclui-se que a superação dos desafios passa pela valorização do protagonismo docente e pela construção de uma nova cultura formativa, em que o uso das tecnologias esteja alinhado com os princípios pedagógicos da aprendizagem ativa e com a formação integral dos estudantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eliane Mello dos Santos, Eliene Abadia de Morais, Joelmo Alves Querino, Joaquim Tavares Filho, Junia de Oliveira Nogueira, Marcia da Silva, Magna Martins Cunha (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.