PROTAGONISMO EM SALA: A FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE ÀS METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

  • Eliane Mello dos Santos MUST University, Estados Unidos Autor
  • Eliene Abadia de Morais MUST University, Estados Unidos Autor
  • Joelmo Alves Querino MUST University, Estados Unidos Autor
  • Joaquim Tavares Filho MUST University, Estados Unidos Autor
  • Junia de Oliveira Nogueira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Marcia da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Magna Martins Cunha MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/5dwkqe55

Resumo

Este artigo discute os desafios enfrentados pelos docentes na implementação de metodologias ativas, com ênfase no apoio institucional e no desenvolvimento de competências tecnopedagógicas. A pesquisa está delimitada à análise da formação docente e das condições institucionais que influenciam o uso dessas metodologias em contextos educacionais mediados por tecnologias digitais. O objetivo geral foi analisar os fatores que dificultam ou favorecem a adoção de práticas pedagógicas ativas no cenário educacional contemporâneo. Como objetivos específicos, buscou-se investigar o papel das instituições de ensino na promoção de ambientes inovadores, compreender as competências exigidas dos professores para integrar tecnologia e didática ativa e identificar as principais dificuldades formativas enfrentadas pelos docentes. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com base em autores que discutem inovação pedagógica, formação docente e integração das tecnologias no ensino. Os resultados apontam que os objetivos específicos foram plenamente alcançados. Observou-se que a ausência de políticas institucionais de apoio, aliada à carência de formação crítica, constitui um entrave significativo à inovação pedagógica. Além disso, o domínio técnico não é suficiente sem a intencionalidade didática que assegure uma prática ativa e significativa. Conclui-se que a superação dos desafios passa pela valorização do protagonismo docente e pela construção de uma nova cultura formativa, em que o uso das tecnologias esteja alinhado com os princípios pedagógicos da aprendizagem ativa e com a formação integral dos estudantes.

Publicado

2025-07-30

Edição

Seção

Artigos