EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PAPÉIS, INTERAÇÕES E DESAFIOS NO NOVO ECOSSISTEMA EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.46550/q3kf7b13Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar as principais abordagens teóricas sobre a Educação a Distância (EaD) e suas inter-relações com o contexto educacional contemporâneo, promovendo uma reflexão sobre sua evolução, mediação pedagógica, protagonismo do estudante, os desafios e vantagens dessa modalidade. A metodologia da pesquisa bibliográfica adotada, fundamenta as discussões e garante a validade das informações apresentadas. No desenvolvimento, são abordadas as fases históricas da EaD, desde o ensino por correspondência até os modernos ambientes virtuais, enfatizando o papel do professor/tutor na mediação do aprendizado e a importância da adaptação às novas tecnologias. Também é analisado o protagonismo do estudante, ressaltando sua autonomia e responsabilidade no processo educacional. Ademais, discute-se as vantagens da EaD, como acessibilidade e flexibilidade, e seus desafios, incluindo a necessidade de estratégias eficazes para engajamento estudantil e interação. A conclusão destaca a relevância da EaD para a democratização do ensino e a necessidade de aprimoramento de acesso a uma internet de qualidade, com conexão estável representa um dos principais desafios para a aprendizagem na Educação a Distância. Assim, o estudo contribui para a ampliação do debate acadêmico, sugerindo futuras pesquisas para avanço e aperfeiçoamento da educação digital.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Lúcia da Silva Costa Davi, Rúbia Alves de Andrade Silva, Valdemar Macedo de Mendonça, Eliane Divina de Oliveira Melo, Vanuza Batista da Silva, Samilla Gonçalves de Souza, Cristiane Cabral Meireles Beltrão, Carlos Troncoso Villarino (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.