EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PAPÉIS, INTERAÇÕES E DESAFIOS NO NOVO ECOSSISTEMA EDUCACIONAIS

Autores

  • Ana Lúcia da Silva Costa Davi MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rúbia Alves de Andrade Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Valdemar Macedo de Mendonça MUST University, Estados Unidos Autor
  • Eliane Divina de Oliveira Melo MUST University, Estados Unidos Autor
  • Vanuza Batista da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Samilla Gonçalves de Souza MUST University, Estados Unidos Autor
  • Cristiane Cabral Meireles Beltrão MUST University, Estados Unidos Autor
  • Carlos Troncoso Villarino MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/q3kf7b13

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as principais abordagens teóricas sobre a Educação a Distância (EaD) e suas inter-relações com o contexto educacional contemporâneo, promovendo uma reflexão sobre sua evolução, mediação pedagógica, protagonismo do estudante, os desafios e vantagens dessa modalidade. A metodologia da pesquisa bibliográfica adotada, fundamenta as discussões e garante a validade das informações apresentadas. No desenvolvimento, são abordadas as fases históricas da EaD, desde o ensino por correspondência até os modernos ambientes virtuais, enfatizando o papel do professor/tutor na mediação do aprendizado e a importância da adaptação às novas tecnologias. Também é analisado o protagonismo do estudante, ressaltando sua autonomia e responsabilidade no processo educacional. Ademais, discute-se as vantagens da EaD, como acessibilidade e flexibilidade, e seus desafios, incluindo a necessidade de estratégias eficazes para engajamento estudantil e interação. A conclusão destaca a relevância da EaD para a democratização do ensino e a necessidade de aprimoramento de acesso a uma internet de qualidade, com conexão estável representa um dos principais desafios para a aprendizagem na Educação a Distância. Assim, o estudo contribui para a ampliação do debate acadêmico, sugerindo futuras pesquisas para avanço e aperfeiçoamento da educação digital. 

Publicado

2025-05-18

Edição

Seção

Artigos