A CULTURA DIGITAL NA ESCOLA: NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM AMBIENTES HÍBRIDOS DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.46550/bthcs344Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar como a cultura digital tem impactado as práticas pedagógicas em ambientes híbridos de aprendizagem, com foco na educação básica. A pesquisa, de natureza qualitativa e abordagem bibliográfica, baseou-se em três estudos recentes que discutem a formação docente, a mediação tecnológica e a organização dos espaços pedagógicos mediados por tecnologias digitais. Os resultados evidenciaram que a efetiva incorporação das tecnologias à prática docente exige formação continuada, planejamento pedagógico intencional e reorganização curricular. Verificou-se que a mediação tecnológica, quando bem conduzida, favorece a construção de aprendizagens significativas, com estímulo à autonomia discente. Além disso, os ambientes híbridos se destacaram como alternativa metodológica viável à rigidez do modelo tradicional, desde que ancorados em critérios pedagógicos. Concluiu-se que a integração das tecnologias à educação básica representa um processo complexo e multifacetado, dependente da atuação crítica dos professores e do apoio institucional. Como sugestões para estudos futuros, propõe-se a investigação empírica das práticas híbridas em diferentes contextos escolares, com ênfase nas percepções de educadores e estudantes.
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Copyright (c) 2024 Ana Alice de Rezende Fonseca Theobald, Michelle Valence de Sousa e Moura, Elaine Maria Pontes Brito de Medeiros, Guilherme Trindade Medeiros, Francisco Régis Cordeiro da Silva (Autor)

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