A CULTURA DIGITAL NA ESCOLA: NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM AMBIENTES HÍBRIDOS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Ana Alice de Rezende Fonseca Theobald MUST University, Estados Unidos Autor
  • Michelle Valence de Sousa e Moura MUST University, Estados Unidos Autor
  • Elaine Maria Pontes Brito de Medeiros MUST University, Estados Unidos Autor
  • Guilherme Trindade Medeiros MUST University, Estados Unidos Autor
  • Francisco Régis Cordeiro da Silva MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/bthcs344

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar como a cultura digital tem impactado as práticas pedagógicas em ambientes híbridos de aprendizagem, com foco na educação básica. A pesquisa, de natureza qualitativa e abordagem bibliográfica, baseou-se em três estudos recentes que discutem a formação docente, a mediação tecnológica e a organização dos espaços pedagógicos mediados por tecnologias digitais. Os resultados evidenciaram que a efetiva incorporação das tecnologias à prática docente exige formação continuada, planejamento pedagógico intencional e reorganização curricular. Verificou-se que a mediação tecnológica, quando bem conduzida, favorece a construção de aprendizagens significativas, com estímulo à autonomia discente. Além disso, os ambientes híbridos se destacaram como alternativa metodológica viável à rigidez do modelo tradicional, desde que ancorados em critérios pedagógicos. Concluiu-se que a integração das tecnologias à educação básica representa um processo complexo e multifacetado, dependente da atuação crítica dos professores e do apoio institucional. Como sugestões para estudos futuros, propõe-se a investigação empírica das práticas híbridas em diferentes contextos escolares, com ênfase nas percepções de educadores e estudantes.

Publicado

2024-08-30

Edição

Seção

Artigos