SALA DE AULA INTERATIVA: O PAPEL DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.46550/rrjzrm89Resumo
As ferramentas colaborativas têm se mostrado recursos importantes para a promoção do processo de ensino aprendizagem. Este artigo investigou a usabilidade de dispositivos tecnológicos colaborativos para melhorar a experiência de aprendizagem, tornando-a mais produtiva e eficiente. O estudo, baseado em uma pesquisa bibliográfica, focou nas principais tecnologias digitais e sua facilidade de uso na mediação de processos de ensino/aprendizagem em instituições educacionais, consultando diversas fontes acadêmicas sobre o impacto e eficácia dessas ferramentas. Este trabalho ressaltou a importância das ferramentas colaborativas, como Google Classroom, Microsoft Teams, Zoom e Moodle, no processo educacional. Essas plataformas facilitam a interação e o aprendizado, oferecendo vantagens como facilidade de acesso, promoção da aprendizagem colaborativa e flexibilidade para atividades educacionais. A integração dessas tecnologias pode tornar a educação mais interativa e engajada, melhorando a qualidade do ensino. Contudo, desafios como a dependência de uma conexão estável à internet, dificuldades de adaptação e desigualdade de acesso precisam ser enfrentados. O sucesso dessas ferramentas depende do acesso dos alunos e da formação contínua dos professores. Investir em infraestrutura e treinamento é essencial para garantir que todos os alunos aproveitem as vantagens dessas tecnologias, promovendo uma educação mais inclusiva e eficaz.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rejane Machado Silva, Eliane de Moura Alves Linhares, Roberta Clévia Viana Martins Farias, Carlos Antônio da Silva, Ana Luiza Santana Rodrigues, Alexandra da Silva Póvoas de Souza (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.