SALA DE AULA INTERATIVA: O PAPEL DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO

Autores

  • Rejane Machado Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Roberta Clévia Viana Martins  Farias MUST University, Estados Unidos Autor
  • Carlos Antônio da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Ana Luiza Santana Rodrigues MUST University, Estados Unidos Autor
  • Alexandra da Silva Póvoas de Souza MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/rrjzrm89

Resumo

As ferramentas colaborativas têm se mostrado recursos importantes para a promoção do processo de ensino aprendizagem. Este artigo investigou a usabilidade de dispositivos tecnológicos colaborativos para melhorar a experiência de aprendizagem, tornando-a mais produtiva e eficiente. O estudo, baseado em uma pesquisa bibliográfica, focou nas principais tecnologias digitais e sua facilidade de uso na mediação de processos de ensino/aprendizagem em instituições educacionais, consultando diversas fontes acadêmicas sobre o impacto e eficácia dessas ferramentas. Este trabalho ressaltou a importância das ferramentas colaborativas, como Google Classroom, Microsoft Teams, Zoom e Moodle, no processo educacional. Essas plataformas facilitam a interação e o aprendizado, oferecendo vantagens como facilidade de acesso, promoção da aprendizagem colaborativa e flexibilidade para atividades educacionais. A integração dessas tecnologias pode tornar a educação mais interativa e engajada, melhorando a qualidade do ensino. Contudo, desafios como a dependência de uma conexão estável à internet, dificuldades de adaptação e desigualdade de acesso precisam ser enfrentados. O sucesso dessas ferramentas depende do acesso dos alunos e da formação contínua dos professores. Investir em infraestrutura e treinamento é essencial para garantir que todos os alunos aproveitem as vantagens dessas tecnologias, promovendo uma educação mais inclusiva e eficaz.

Publicado

2025-06-14

Edição

Seção

Artigos