ENSINAR E INCLUIR EM TEMPOS DIGITAIS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Isamar Barbosa MUST University, Estados Unidos Autor
  • Gisele Lobão Medeiro MUST University, Estados Unidos Autor
  • Carlos Henrique Soares da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Giovana Benedita Alves Kunert Cabral MUST University, Estados Unidos Autor
  • Sandra Leandro Ferreira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Gilnair Basil Rodrigues Navarro MUST University, Estados Unidos Autor
  • Claudiane Marques Borges MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/znzatm23

Resumo

Neste artigo, consideramos o impacto da mídia digital no processo de aprendizagem e discutimos seus potenciais vantagens e desvantagens para estudantes e instrutores. O objetivo é explorar como esses "auxílios tecnológicos" podem facilitar o surgimento de práticas metodológicas menos rígidas, mais individualizadas e mais inclusivas, e contribuir para incentivar a autonomia do estudante e promover o envolvimento. A pesquisa é bibliográfica, utilizando autores modernos que lidam com a influência da mídia digital na educação, como Nunes e Nunes (2025), Silva e Silva (2023) e Medeiros e Santos (2023). O artigo aborda questões como inovação pedagógica, motivação dos estudantes, personalização da aprendizagem e questões de exclusão digital. Ele termina afirmando que, embora o potencial transformador da mídia digital para a instrução seja grande, a eficácia de seu uso dependerá do planejamento e das políticas implementadas para garantir que todos os alunos tenham acesso a essa mídia e que, de fato, possam receber uma educação relevante e eficaz.

Publicado

2025-06-12

Edição

Seção

Artigos