ENSINAR E INCLUIR EM TEMPOS DIGITAIS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.46550/znzatm23Resumo
Neste artigo, consideramos o impacto da mídia digital no processo de aprendizagem e discutimos seus potenciais vantagens e desvantagens para estudantes e instrutores. O objetivo é explorar como esses "auxílios tecnológicos" podem facilitar o surgimento de práticas metodológicas menos rígidas, mais individualizadas e mais inclusivas, e contribuir para incentivar a autonomia do estudante e promover o envolvimento. A pesquisa é bibliográfica, utilizando autores modernos que lidam com a influência da mídia digital na educação, como Nunes e Nunes (2025), Silva e Silva (2023) e Medeiros e Santos (2023). O artigo aborda questões como inovação pedagógica, motivação dos estudantes, personalização da aprendizagem e questões de exclusão digital. Ele termina afirmando que, embora o potencial transformador da mídia digital para a instrução seja grande, a eficácia de seu uso dependerá do planejamento e das políticas implementadas para garantir que todos os alunos tenham acesso a essa mídia e que, de fato, possam receber uma educação relevante e eficaz.
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Copyright (c) 2025 Isamar Barbosa, Gisele Lobão Medeiro, Carlos Henrique Soares da Silva, Giovana Benedita Alves Kunert Cabral, Sandra Leandro Ferreira, Gilnair Basil Rodrigues Navarro, Claudiane Marques Borges (Autor)

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