INOVAÇÃO NA SALA DE AULA: PRÁTICAS CRIATIVAS NA PERSPECTIVA MAKER

Autores

  • Roberto Carlos Cipriani MUST University, Estados Unidos Autor
  • Vivian Luzia de Souza MUST University, Estados Unidos Autor
  • Fabio Pereira dos Santos Navarro MUST University, Estados Unidos Autor
  • Janes Mara Nascimento Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Jacyelly Cunha Oliveira de Moura Duarte MUST University, Estados Unidos Autor
  • Jayme Campos Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Tainá Reis de Jesus Sá MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/b0n0jn89

Resumo

A cultura maker tem se consolidado como uma proposta pedagógica inovadora, capaz de transformar os processos educativos ao promover práticas baseadas na experimentação, na criação e na resolução de problemas reais. Este trabalho teve como objetivo compreender de que maneira essa abordagem pode contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa, participativa e conectada com as demandas contemporâneas da sociedade. Fundamentado em pesquisa bibliográfica, o estudo analisou artigos científicos que discutem os fundamentos teóricos da cultura maker e sua aplicação em contextos escolares e universitários. No primeiro capítulo, foram abordados os princípios que sustentam essa proposta, destacando sua relação com metodologias ativas, com o uso pedagógico das tecnologias digitais e com a construção de conhecimentos de forma autoral. No segundo capítulo, foram analisadas experiências práticas de implementação da cultura maker, evidenciando sua contribuição para o engajamento dos estudantes, a integração entre diferentes áreas do saber e a promoção de uma educação mais crítica, criativa e interdisciplinar. Conclui-se que essa abordagem tem potencial para tornar a escola um espaço mais dinâmico, colaborativo e voltado à formação integral. O estudo também aponta a importância de políticas educacionais que incentivem a formação docente e o investimento em infraestrutura para que a cultura maker seja efetivamente incorporada à realidade educacional.

Publicado

2024-03-30

Edição

Seção

Artigos