INOVAÇÃO NA SALA DE AULA: PRÁTICAS CRIATIVAS NA PERSPECTIVA MAKER
DOI:
https://doi.org/10.46550/b0n0jn89Resumo
A cultura maker tem se consolidado como uma proposta pedagógica inovadora, capaz de transformar os processos educativos ao promover práticas baseadas na experimentação, na criação e na resolução de problemas reais. Este trabalho teve como objetivo compreender de que maneira essa abordagem pode contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa, participativa e conectada com as demandas contemporâneas da sociedade. Fundamentado em pesquisa bibliográfica, o estudo analisou artigos científicos que discutem os fundamentos teóricos da cultura maker e sua aplicação em contextos escolares e universitários. No primeiro capítulo, foram abordados os princípios que sustentam essa proposta, destacando sua relação com metodologias ativas, com o uso pedagógico das tecnologias digitais e com a construção de conhecimentos de forma autoral. No segundo capítulo, foram analisadas experiências práticas de implementação da cultura maker, evidenciando sua contribuição para o engajamento dos estudantes, a integração entre diferentes áreas do saber e a promoção de uma educação mais crítica, criativa e interdisciplinar. Conclui-se que essa abordagem tem potencial para tornar a escola um espaço mais dinâmico, colaborativo e voltado à formação integral. O estudo também aponta a importância de políticas educacionais que incentivem a formação docente e o investimento em infraestrutura para que a cultura maker seja efetivamente incorporada à realidade educacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Roberto Carlos Cipriani, Vivian Luzia de Souza, Fabio Pereira dos Santos Navarro, Janes Mara Nascimento Silva, Jacyelly Cunha Oliveira de Moura Duarte, Jayme Campos Silva, Tainá Reis de Jesus Sá (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.