O PAPEL DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM NA GESTÃO E ACESSIBILIDADE EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/scn2eb47Resumo
Este estudo explora o impacto da computação em nuvem na gestão e acessibilidade educacional, justificando sua relevância pela crescente demanda por soluções tecnológicas que superem as limitações das infraestruturas tradicionais e promovam uma educação mais flexível e inclusiva. O objetivo principal reside em analisar como a cloud computing otimiza processos administrativos e pedagógicos, ao mesmo tempo em que democratiza o acesso ao conhecimento. A metodologia empregada caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, fundamentada na análise de literatura científica. Os resultados indicam que a nuvem proporciona eficiência operacional e escalabilidade, além de ampliar significativamente a acessibilidade educacional ao transcender barreiras geográficas. Contudo, desafios como segurança de dados, governança, consumo energético e a "plataformização" da educação persistem. Conclui-se que a computação em nuvem possui um potencial transformador para o cenário educacional, exigindo um planejamento estratégico que equilibra os avanços tecnológicos com as necessidades pedagógicas e éticas, assegurando uma implementação consciente e eficaz.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Renata dos Santos Brittes Marques Jandrey, Omar Khayyam Duarte do Nascimento Moraes, Claudemir Gomes da Cruz, Vanderlei Porto Pinto (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.