O PAPEL DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM NA GESTÃO E ACESSIBILIDADE EDUCACIONAL

Autores

  • Daniela Paula de Lima Nunes Malta Universidade Federal de Pernambuco, Brasil Autor
  • Renata dos Santos Brittes Marques Jandrey MUST University, Estados Unidos Autor
  • Omar Khayyam Duarte do Nascimento Moraes Universidade Estadual do Maranhão, Brasil Autor
  • Claudemir Gomes da Cruz Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil Autor
  • Vanderlei Porto Pinto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/scn2eb47

Resumo

Este estudo explora o impacto da computação em nuvem na gestão e acessibilidade educacional, justificando sua relevância pela crescente demanda por soluções tecnológicas que superem as limitações das infraestruturas tradicionais e promovam uma educação mais flexível e inclusiva. O objetivo principal reside em analisar como a cloud computing otimiza processos administrativos e pedagógicos, ao mesmo tempo em que democratiza o acesso ao conhecimento. A metodologia empregada caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, fundamentada na análise de literatura científica. Os resultados indicam que a nuvem proporciona eficiência operacional e escalabilidade, além de ampliar significativamente a acessibilidade educacional ao transcender barreiras geográficas. Contudo, desafios como segurança de dados, governança, consumo energético e a "plataformização" da educação persistem. Conclui-se que a computação em nuvem possui um potencial transformador para o cenário educacional, exigindo um planejamento estratégico que equilibra os avanços tecnológicos com as necessidades pedagógicas e éticas, assegurando uma implementação consciente e eficaz.

Publicado

2025-09-27

Edição

Seção

Artigos